A HISTÓRIA
- Fontanários da nossa aldeia -
Os fontanários e lavadouros públicos são infraestruturas existentes em muitas das nossas aldeias, construídas pelas câmaras municipais e juntas de freguesia, sobretudo nos anos 50 e 60.
Eram infraestruturas que vieram dar resposta a necessidades básicas das populações, como o acesso ao abastecimento de água, bem como, a locais adequados à lavagem das roupas.
Numa época em que poucas aldeias tinham rede elétrica, os poços eram raros e os que existiam eram destinados essencialmente a rega, com extração de água a ser feita pelos tradicionais engenhos, movidos a força animal ou, mais tarde, por motores a petróleo, caros e nem sempre eficientes, os fontanários tiverem um papel importante no quotidiano das populações locais.
Por conseguinte, para abastecimento de água para as necessidades do dia-a-dia, existiam sobretudo as nascentes naturais e minas, nas encostas dos montes, mas implicavam deslocações para o seu transporte, sendo uma tarefa tão necessária quanto dura e difícil. Por esses tempos poucas eram as casas com fontes próprias e delas sobretudo a das casas mais abastadas.
Com os fontanários, distribuídos por vários locais de cada aldeia, tornou-se mais fácil e cómodo aceder a este recurso no que foi uma substancial melhoria das condições do povo.
Foi nesta missão que decidi abraçar este projeto, de ajudar outras pessoas a (re)descobrir estes locais de interesse publico, e fundei o site Rota das Fontes
Seja Bem-Vindo,
Rota das Fontes

